Acesse:

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Guarulhos ganha 2,5 mil árvores no 1.º Megaplantio

Evento teve a participação de alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade
Portal UnG (06/06/2011) – A Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos realizou nos últimos três dias o 1.º Megaplantio da cidade. Em parceria com voluntários, a ação promoveu o plantio de 2,5 mil mudas de árvores nativas em diversas regiões. O evento foi em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Segundo o gestor da Secretaria, Fábio Vieira, a mobilização social foi surpreendente. “A população participou ativamente do Megaplantio. No início tínhamos a previsão de cadastrar mil pessoas, mas o número de voluntários chegou a 2,5 mil, então aumentamos o número de árvores plantadas. Crianças, idosos, representantes de ONGs, igrejas e empresas participaram da ação com satisfação e alegria”, afirmou.

Entre os voluntários estavam cerca de 50 alunos do curso de Ciências Biológicas da UnG.

O Megaplantio faz parte do Programa Ilhas Verdes (PIV), que utiliza a arborização como estratégia para redução das ilhas de calor urbanas. Regulamentado por legislação municipal em agosto de 2009, o PIV foi reconhecido como exemplo de política pública de combate ao aquecimento global pela Unesco. Desde sua implantação, Guarulhos ganhou aproximadamente 40 mil árvores.

Inédito, o PIV surgiu através de uma pesquisa sobre os mapas termais do município identificados via satélite pela UnG, com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde.

O programa visa equilibrar as condições climáticas da cidade, utilizando medidas de arborização nos locais com maior incidência de calor. A elevação da temperatura, segundo a pesquisa, deve-se ao avanço da urbanização e à redução das áreas verdes.

O sucesso da iniciativa resultará na 2ª edição do Megaplantio em agosto, quando o Programa Ilhas Verdes completa três anos.
Compartilhe:

Voltar