Acesse:

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Sim, as redes sociais podem te ajudar na colocação profissional

Ferramentas criam imagens positivas do candidato, mas para isso é preciso ter cautela. Empresas observam os valores éticos das mensagens

Pesquisa recente realizada pela empresa europeia inSites Consulting em mais de 30 países reforça o que vem se transformando senso comum na sociedade contemporânea: cerca de 70% da população on-line, ou o equivalente a 1 bilhão de pessoas, usam redes sociais para fins que vão muito além do simples entretenimento. Essas ferramentas tornaram-se portfólios pessoais. Pelas páginas do Facebook, Orkut, Linkedin, Twitter, entre outros é possível interagir com pessoas de qualquer local do País e do mundo e ainda dar uma força para o crescimento profissional. Você já parou para pensar que tipo de imagem passa para seus seguidores e amigos que navegam pelas mídias sociais?

Quando estava em busca de emprego, Paulo Cesar Cabral, 28 anos, costumava seguir perfis no Twitter que divulgassem vagas que lhe interessavam. Como queria atuar em um campo específico e com salários já pré-definidos, o jovem tornou-se seguidor de determinadas empresas em todas as mídias sociais. Hoje, ele acredita que o Linkedin, rede com mais de 13 milhões de usuários só no Brasil,  é o caminho mais propício para as pessoas que estão em busca de colocação profissional. “A ferramenta proporciona diversas vantagens ao usuário. Contato direto com empresas, vagas de trabalho e informações que casem com seus objetivos profissionais são algumas”, pontua.  

Assim que se formou, a fisioterapeuta Karina Santos, 34 anos, também começou a acompanhar os perfis de hospitais e clínicas em que desejava conquistar uma oportunidade. E foi além: adicionou como amigos pessoas que trabalhavam naquelas empresas. “Comecei a fazer amizades virtuais com os funcionários de cada empresa, até que cheguei a conhecer uma funcionária do RH de um hospital. Não pensei duas vezes em mandar meu currículo para ela na primeira oportunidade que surgiu”, explica Karina, que há seis meses conseguiu o emprego que tanto desejava.

Especialistas afirmam que as mídias sociais são excelentes ferramentas para expor perfis ao mundo, o que significa que cada pessoa pode criar uma imagem digital tanto positiva quanto negativa. Por mais que existam níveis seguros de privacidade nas redes, a maioria das pessoas deseja mesmo é ‘gritar’ no megafone suas experiências, implorando para que todos ouçam. “Dependendo do tom e da forma como se expressam críticas, ira ou qualquer outra manifestação extremista pública as consequências podem gerar boa ou má repercussão. Imagine como um recrutador de RH reagiria ao ler algum tipo de explosão de um candidato. É um exercício que traz uma importante reflexão”, explica Roger Carvalho, Líder de Negócios em Mídias Sociais da Cadsofty.

A dica do especialista é: filtre um pouco mais o teor das publicações. A cautela deve ser item obrigatório para todos aqueles que desejam criar uma imagem positiva nas mídias sociais. “Não veicule de forma aberta fotos comprometedoras, com bebidas e diversão desnecessárias. Procure veicular conteúdos voltados para sua área de atuação. Certamente isso contribuirá para o enriquecimento do networking e visibilidade do profissional”, ensina Carvalho.

Outro vício que os internautas devem ficar atento é quanto ao excesso do uso das ferramentas. Em algumas empresas a utilização das mídias é liberada, o que não deve se tornar um abuso. “Não exagere. Tenha cuidados para não perder a produtividade no trabalho e evite abrir sua privacidade para quem não precisa ter acesso”, finaliza. Definindo uma postura estratégica digital é possível sim fazer uma rede de relacionamentos permanentes e fieis, que pode lhe render uma extraordinária oportunidade de trabalho.

Algumas dicas importantes

Organize-se
As redes sociais oferecem diversas maneiras de conectar-se com os mais variados tipos de pessoas. Organize suas conexões por listas, círculos ou grupos, assim ficará mais fácil alcançar as oportunidades profissionais.

Conecte-se com as empresas
A maioria dos sites disponibiliza páginas especializadas em vagas de emprego. Fique de olho. Também é válido conectar-se diretamente com as empresas em que gostaria de trabalhar ou com pessoas que já atuam nelas.

Tenha cuidado com as postagens
Cuidado com o que escreve e como escreve. Publicar mensagens com muitos erros gramaticais é negativo. Falar mal da empresa onde trabalha ou já trabalhou também é proibido. Fotos e vídeos obscenos, que não estejam em harmonia com o que você procura nas redes sociais, devem ser evitados.

Autopromoção e ofensas
Falar muito de si mesmo também é desaprovado nas mídias sociais. Mantenha seus posts com comentários sobre assuntos gerais. Algumas pessoas acreditam que esses veículos são fóruns públicos e por isso podem opinar e criticar abertamente sobre qualquer tema. Se você não falaria algo na presença de alguém, provavelmente esse comentário não é recomendado para as mídias sociais. 

Compartilhe:

Voltar