Acesse:

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Sugestão de pauta: Chance de filhos serem obesos como os pais é de 80%

Os índices de sobrepeso e obesidade infantil no Brasil triplicaram nas últimas três décadas. Apesar dos fatores hereditários envolvidos na obesidade e no sobrepeso não serem totalmente compreendidos pela medicina e nem determinar que exista um componente genético para a obesidade, empiricamente, alguns especialistas em saúde garantem que a chance dos filhos de pais obesos sofrerem do mesmo problema pode chegar a 80%.  Quando só um dos pais sofre de obesidade, a chance do filho ser obeso cai para 50%. Agora, se os pais têm peso normal, a probabilidade de seus filhos tornarem-se obesos é menor que 10%.

“Algumas pessoas podem nascer com pré-disposição para engordar, mas só engordarão se houver uma oferta generosa de alimentos associada aos maus hábitos alimentares”, explica o psicólogo e coordenador dos programas gratuitos de atendimento a obesos da Universidade Guarulhos (UnG),  José Cândido Cheque.

A prática de assistir televisão por várias horas, a difusão de jogos eletrônicos e da informática, a substituição dos alimentos caseiros pelos alimentos industrializados e altamente calóricos, a substituição das refeições principais por lanches são fatores que devem ser considerados na determinação da obesidade infantil. “Os pais devem acompanhar a rotina dos filhos e evitar situações que podem levar à obesidade. Se os pais preferem ‘fast food’ a comidas caseiras estarão, involuntariamente, contribuindo para a má alimentação de seus filhos”, diz Cândido.

Para auxiliar na luta contra a obesidade infantil, a UnG oferece tratamentos gratuitos para crianças a partir dos 7 anos. Nos encontros do GOI (Grupo Obesidade Infantil) os pacientes recebem atendimentos nas áreas de nutrição, psicologia e educação física. Com o respaldo de profissionais e estudantes, aprendem a escolher melhor os alimentos e porções, desenvolvem hábitos adequados de práticas em atividade física e descobrem os reais motivos que os levaram a engordar. As inscrições para o programa estão abertas e devem ser feitas pelo telefone (11) 2475-8300 ou pelo email paddac@ung.br. Os encontros acontecem no Campus Guarulhos-Centro da Instituição a partir de setembro.

A UnG oferece também atendimento para adultos em Guarulhos e Itaquaquecetuba. Mais informações: www.ung.br

Assessoria de Comunicação – UnG

Adriano Magrinelli – amagrinelli@ung.br – (11) 9.7532-3078
Camila Garcia – camsilva@ung.br – (11) 9.9695-1503
Jéssica Lima – jmlima@ung.br – (11) 9.9104-7067
--------------------------------------------------
Tels.: (11) 2464-1652 / 2464-1764/ 2464-1775

Redes sociais UnG

Facebook: @universidadeguarulhos
Twitter: @UnG_Oficial
YouTube: UniversidadeUnG

Compartilhe:

Voltar