Acesse:

terça-feira, 4 de novembro de 2014

UnG inaugura espaço na Incubadora de Guarulhos

Espaço de atividades acadêmicas mapeará as necessidades das empresas incubadas

Na manhã da última quinta-feira, 30, a Universidade Guarulhos inaugurou espaço de atividades acadêmicas na Incubadora Tecnológica Agende de Guarulhos. A inauguração coincidiu com a comemoração do 9.º aniversário da entidade, que também homenageou a UnG pela adesão ao projeto da Incubadora.

O evento teve como objetivo demonstrar a evolução da Incubadora aos participantes, apresentar quatro novas empresas, graduar uma empresa, associar outra  e homenagear apoiadores da iniciativa, como o chanceler da UnG, prof. Antonio Veronezi, o prefeito Sebastião Almeida, o ex- Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp e o Superintendente da FURP, Flávio Vormittag.

A Incubadora tem atuado fortemente para o desenvolvimento do Sistema de Inovação de Guarulhos. A entidade tem como meta apoiar a formação e consolidação das novas empresas de base tecnológica, nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de competências empreendedoras, de modo a assegurar o fortalecimento de empresas ali inseridas. A participação da UnG na Incubadora tem como proposta principal a inserção no ambiente de propostas empreendedoras e de inovação tecnológica por meio de ações acadêmicas, atendendo as empresas que ali se encontram. Também busca propiciar aos envolvidos, alunos e professores, a oportunidade de vivenciar situações reais de trabalho e servir como fonte para pesquisas. “Estreitar as parcerias que permitam ampliar a oportunidade de atuação acadêmica, por meio da pesquisa e da extensão é papel fundamental da Universidade, e nisto a UnG não poderia ficar de fora. O ganho com este envolvimento é para toda a comunidade”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UnG, prof. Anselmo Milani.

Inicialmente, a ação da UnG junto à incubadora, consistirá no “mapeamento” das necessidades das empresas incubadas, a partir de propostas definidas em parceria entre a UnG e a Agende. “Os alunos e professores conversarão com os responsáveis das empresas, realizarão entrevistas de investigação e aplicarão questionários a fim de diagnosticar as necessidades. Os trabalhos serão iniciados pelo curso de Administração, porém, nas etapas que se seguem, as ações serão articuladas como as diversas áreas de atuação da Universidade”, disse Daniela de Macedo, coordenadora do curso de Administração da UnG.

“Nossa proposta com essa iniciativa será aproximar professores e alunos da Universidade à realidade dos processos da Incubadora. Dessa maneira, poderemos contribuir com projetos voltados às demandas dos profissionais que lá atuam, estimular o desenvolvimento de pesquisas tecnológicas na cidade e oportunizar mais um espaço de atuação e estágio para nossos estudantes”, disse a reitora da UnG, profa. Luciane Lúcio Pereira.

Luiz Carlos Teodoro, secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, disse que a Incubadora cumpre com louvor seu papel de embrião do futuro Parque Tecnológico de Guarulhos, e enfatizou a importância de se manter um relacionamento intenso com a Academia. “Os educadores são peça fundamental para a formação de uma sociedade do conhecimento. A sensibilização para o assunto deve começar na educação básica, de modo que desde a infância o cidadão seja despertado para o universo da ciência e tecnologia”, afirma Teodoro.

Também estiveram presente no evento, Aarão Ruben de Oliveira, presidente da Agende Guarulhos, Marco Antônio Raupp, Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Marcelo Paranzini, gerente Regional do Sebrae e Maurício Colin, diretor Titular do Ciesp Guarulhos, entre outros.

Veja as imagens.



Veja a galeria de fotos

Veja a galeria de fotos

Compartilhe:

Voltar