Acesse:

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Capes abre inscrições para pesquisa e intercâmbio na Holanda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está recebendo inscrições até o dia 30 de junho para o programa realizado em parceria com a Universidade e o Centro de Pesquisa de Wageningen, na Holanda,
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está recebendo inscrições até o dia 30 de junho para o programa realizado em parceria com a Universidade e o Centro de Pesquisa de Wageningen, na Holanda, instituição pública vinculada ao Ministério da Agricultura.
A iniciativa tem como meta a formação de recursos humanos de alto nível, voltada para as áreas de Ciências Agrícolas, Botânica, Zoologia, Ciência de Alimentos, Ciências Ambientais, Biotecnologia, Ciências Econômicas e Sociais.
De acordo com o presidente da Capes, Jorge Guimarães, "essa parceria significa um reforço para o desenvolvimento das ciências agrárias no Brasil, na medida em que possibilita manter a comunidade científica brasileira bem próxima dos avanços tecnológicos verificados no exterior."
O acordo entre as instituições de ambos os países permite o intercâmbio de pesquisadores, a capacitação de estudantes da pós-graduação brasileira e a troca de informações científicas. Segundo a Capes, serão financiados projetos conjuntos de pesquisa para promoção do intercâmbio de docentes e pesquisadores de bolsas de estudo em nível de doutorado pleno. A candidatura a esse nível será individual e deve ser apresentada de acordo com as normas estabelecidas pela Capes. As propostas dos projetos em conjunto devem estar vinculadas ao programa de pós-graduação, que também são avaliados pela entidade.
Outro ponto a ser observado é quanto à associação em rede, como a cooperação binacional, que permite a inclusão de projetos realizados com equipes de outros países.
A duração prevista para os cursos é de dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais dois anos. Para ocupar a função de coordenador de equipe, é necessário que a pessoa tenha uma proposta de projeto para o Capes e a titulação de doutor com pelo menos quatro anos. Para que a pesquisa seja aceita, é preciso que o grupo seja composto de, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação.
A liberação dos recursos e o início das atividades estão previstos para o mês de setembro deste ano.
Entre outros benefícios, essa parceria oferece ao pesquisador passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional, bolsa mensal no valor de R$ 2.900 e auxílio-moradia.
Compartilhe:

Voltar