Acesse:

segunda-feira, 24 de março de 2008

Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica abre inscrições

Podem concorrer ao prêmio bolsistas de iniciação científica do CNPq com pelo menos 12 meses de bolsa
Portal UnG (24/03/2008) – Em parceria com o British Council, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lança a 6.ª edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, destinado a bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e a instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). As inscrições acontecem diretamente nas instituições de ensino superior e podem ser feitas até o dia 15 de agosto de 2008.

O prêmio é atribuído a duas categorias: “Bolsista de Iniciação Científica” e “Mérito Institucional”. Na categoria do Bolsista de IC serão concedidas até nove premiações, sendo três para cada grande área de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Os vencedores receberão uma quantia, em dinheiro, equivalente a 12 meses de bolsas de IC; uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso; e passagem e hospedagem para permitir a sua participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2009.


Visita a centros de excelência no Exterior

Há dois anos, o prêmio possui a novidade de conceder uma viagem ao Reino Unido, patrocinada pela British Council, para visitar centros de excelência. Esta premiação é concedida a uma das áreas da categoria de bolsistas de IC, em sistema de rodízio. Em 2008, o agraciado contemplado será da área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Podem concorrer ao prêmio bolsistas de iniciação científica do CNPq com pelo menos 12 meses de bolsa. Na categoria Mérito Institucional, poderão se inscrever instituições que participam do PIBIC e que têm bolsistas concorrendo ao prêmio.

As inscrições podem ser feitas, individualmente pelo bolsista, nas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação ou no órgão similar e nas coordenações do Pibic na instituição. A documentação necessária e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço http://destaqueic.cnpq.br

As instituições deverão encaminhar ao CNPq, também pelo endereço eletrônico, até 29 de agosto, os três melhores relatórios dos bolsistas de IC, um de cada grande área do conhecimento. O resultado será divulgado até 30 de setembro. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro deste ano, em Brasília.
Compartilhe:

Voltar